PUB

Leite materno: Como guardar, descongelar e transportar?

19 Dez 2023 - 09:36

Leite materno: Como guardar, descongelar e transportar?

Armazenar leite materno para ser consumido mais tarde é uma solução prática a que muitas famílias recorrem. Mas, na hora de o fazer, surgem várias questões: Como guardar, congelar e descongelar o leite materno? Como deve ser feito o transporte? Que cuidados devem ser tidos? As respostas moram neste artigo.

PUB

Quais os benefícios do leite materno?

Antes de responder às perguntas acima descritas, a enfermeira especialista em Saúde Materna  e Obstétrica, Ana Cristina Pereira, explica, em declarações ao Viral, a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebé.  

Entre os vários benefícios, a enfermeira destaca: 

  • o fortalecimento do sistema imunitário; 
  • a minimização do aparecimento de infeções; 
  • o favorecimento do desenvolvimento dos sistemas neurológico, gastrointestinal e músculo  esquelético;
  • o desenvolvimento da musculatura orofacial. 

Ana Cristina Pereira, que é também autora da página Lugar da Mãe, refere ainda que este  alimento, “que se modifica ao longo do desenvolvimento do bebé”, proporciona “todos os  nutrientes e a água” de que o bebé precisa, “diminui o risco de morte súbita no recém-nascido” e,  a longo prazo, pode ainda prevenir a ocorrência de obesidade, diabetes juvenil e doenças  alérgicas. 

Como armazenar e transportar o leite materno?

No que diz respeito ao armazenamento, a enfermeira consultada pelo Viral adianta que, “após a extração, o leite materno deve ser armazenado até três quartos da capacidade total dos recipientes esterilizados adequados à conservação de leite materno (frascos de vidro com tampa, frascos de plástico rígido e sacos de congelação)”.

Além disso, deve-se “sempre rotular o recipiente, com dia/mês/ano e hora [da extração] e armazenar no frigorífico ou congelador, consoante o tempo previsto de utilização”, explica a especialista em Saúde Materna.

Em relação ao transporte do leite, este deve ser feito numa mala térmica, com gelo “renovado a cada 24 horas”. 

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), após a extração, o leite materno pode ficar à  temperatura ambiente durante quatro horas. Ana Cristina Pereira diz que após esse tempo não se deve dar o leite ao bebé, uma vez que, “além de ter perdido as suas propriedades, pode trazer riscos para a saúde”. 

PUB

Como descongelar o leite materno de forma segura? 

A DGS refere que, no momento em que for preciso descongelar o leite materno, devem ser  respeitadas as seguintes recomendações:  

  • consumir em primeiro lugar o leite materno guardado há mais tempo; 
  • dar preferência a uma descongelação lenta dentro do frigorífico; 
  • descongelar o leite em água morna corrente ou num recipiente com água morna. 

Outros cuidados a ter 

Em declarações ao Viral, a Ana Cristina Pereira aponta outros cuidados a ter com o leite  materno. Entre eles, está, por exemplo, a escolha do recipiente onde se coloca o leite antes de ser  congelado. 

Quer se opte por um frasco ou um saco, nenhum deve conter bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA, um composto utilizado nos plásticos e que tem riscos para a saúde.  

Em setembro, após o resultado de um estudo, a Agência Europeia do Ambiente (AEA) alertou para a alta exposição dos europeus a este composto químico.

A diretora executiva da AEA chegou mesmo a dizer que o BPA representava um risco mais generalizado para a  saúde do que se pensava

“Temos de levar a sério os resultados desta investigação e tomar mais medidas a nível da União Europeia para limitar a exposição a substâncias químicas que representam um risco  para a saúde dos europeus”, afirmou Leena Ylä-Mononen.  

Outra das recomendações deixadas pela especialista em Saúde Materna e Obstétrica está  relacionada com a mistura de leites que foram extraídos em diferentes momentos.  

É possível dar ao bebé leite materno que foi extraído em vários momentos de recolha (no  máximo 48 horas), mas só se forem respeitados os seguintes cuidados: 

  • aproximar as temperaturas dos leites extraídos antes de juntá-los; 
  • rotular o dia/mês/hora da primeira recolha; 
  • congelar logo que tiver a quantidade pretendida. 

No que diz respeito a um leite que já foi descongelado, este não pode voltar ao congelador porque “deixa de ser seguro para dar ao bebé”.  

PUB

Biberões: esterilizar ou não esterilizar?  

Ana Cristina Pereira diz que se deve esterilizar os biberões antes da primeira utilização.  

“Atualmente não está preconizada a esterilização por rotina dos biberões utilizados em  ambiente familiar, uma vez que a frequente higiene das mãos diminui por si só a  propagação de infeções”, disse, em declarações ao Viral.

Nesse sentido, explica que os biberões devem ser lavados após cada utilização com água  quente, detergente e escovilhão, ou então na máquina de lavar loiça. Ambas as hipóteses “são  suficientes”.

Categorias:

Obstetrícia

19 Dez 2023 - 09:36

Partilhar:

PUB